image Congresso AHP 2016 (vídeo) image Turim Hotels (vídeo)

7 Tendências de Videomarketing para 2017…e ainda mais uma!

1. Vídeos Vistos em Múltiplos Dispositivos

85% dos adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 49 utilizam vários dispositivos ao mesmo tempo (smartphone, tablet, portátil) e dois terços dos utilizadores vêem YouTube num segundo ecrã enquanto assistem televisão.
Esta tendência de ver vídeos em vários dispositivos (incluindo TV) vai aumentar este ano.
Quer isto dizer que não se deve focar apenas numa plataforma de vídeo se quer alcançar uma larga audiência.
Assim que colocar um vídeo online, distribua-o em todas as redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram, etc..).

2. Aumente o Envolvimento da sua Audiência no YouTube

O relatório “Think with Google” diz que metade utilizadores do YouTube dos 18 aos 34 anos deixarão de fazer o que estavam a fazer no seu dia a dia para ver um novo vídeo do seu Youtuber favorito. Se ainda não tem uma estratégia de YouTube planeada para 2017, agora está na altura de criar uma.
O que também é notável no relatório, é a paixão dos millennials que vêem o YouTube, quando questionados quais as fontes de vídeo com que “não podiam viver sem?”, eles listaram o YouTube como a melhor escolha.
Outro dado interessante, 6 em cada 10 adolescentes do YouTube relataram que pelo menos um Youtuber mudou suas vidas ou a maneira como eles vêem o mundo.
O relatório desvenda ainda que os adolescentes vêem menos 64% de TV do que os adultos (de 35 anos e mais).

3. O Crescimento da Transmissão ao Vivo

Considerando que o Facebook pagou recentemente a empresas de media 50 milhões de dollars para produzir vídeos ao vivo na sua plataforma, é claro que a popularidade do live-streaming está a crescer.
Para entrar na moda da transmissão ao vivo em 2017, uma tática eficaz é mostrar ao público o que está “por trás da cortina”. Dê-lhes uma panorâmica exclusiva em partes do seu negócio que ainda não foram reveladas.
Alguns exemplos podem incluir mostrar um produto que está a ser feito em fábrica, ou talvez mostrar os seus escritórios e apresentar a sua equipa.
O seu negócio planeia realizar eventos ou conferências em 2017? Transmita-os ao vivo. Isso vai atrair muitas pessoas da sua audiência que não podem estar presentes nas conferências.
Check-ins diários e atualizações também funcionam bem para live-streaming. Partilhe a nova e útil dica de hoje relacionada com o seu produto ou serviço.
Exemplos: dicas de negócios, dicas de marketing e como fazer, etc…
Além do Facebook Live, o Periscope continuará a ser uma das principais plataformas de streaming ao vivo em 2017, assim como o Snapchat.

4. Contar Histórias em Vídeo

Contar histórias sempre foi uma parte de como nós comunicamos e em 2017 vai ser mais ainda.
Usar o vídeo para contar histórias é uma maneira altamente eficaz para criar emoção, nutrir relacionamentos e motivar o seu público. Quando feito correctamente, as histórias transmitem informações que evocam emoção e criam uma experiência memorável.
Veja este exemplo de uma história aplicada a uma marca de hotéis.
Além disso, uma maneira verdadeiramente eficaz para criar uma história em vídeo é produzir depoimentos de vídeo e casos de estudo de clientes.

5. Conteúdo de Vídeo das Redes Sociais vão Substituir Conteúdo de Texto

Artigos de texto deixaram de ser eficazes para atingir o seu público por causa de como as redes sociais se tornaram confusas. O que está a funcionar melhor do que nunca são peças curtas e de grande impacto de conteúdo de vídeo. Uma tendência adicionada que verá continuar em 2017 são legendas em vídeos de redes sociais para chegar a um público mais amplo.
Num estudo conduzido por Doubleshot, descobriram que 85% dos vídeos do Facebook foram vistos sem som. Devido a isso, os consumidores precisam ser criativos em 2017 na forma de criar mais impacto no conteúdo de vídeo das redes sociais.

6. Marketing por Email com Vídeo

Nos últimos anos o vídeo no e-mail não estava disponível, no entanto, pode esperar a fusão do e-mail e vídeo em 2017.
Agora, o vídeo no marketing por e-mail permitirá que mantenha o seu conteúdo das newsletters ainda mais conciso e o ajude a atrair público para a sua marca.
Num estudo da Animoto, mostraram que 50% dos consumidores que provavelmente lêem newsletters do email são as que incluem links para conteúdos de vídeo.
Alterando as suas newsletters para ter mais destaque no vídeo irá ajudá-lo a aumentar as taxas de conversão em 2017.

7. Conteúdo de Vídeo Altamente Segmentado

Outra tendência de marketing de vídeo para 2017 é esperar conteúdo de vídeo altamente segmentado. Com um influxo enorme em dados vídeo, as plataformas estão a tornar-se muito mais avançadas em alcançar uma audiência específica.
Devido a isso, os consumidores agora esperam que o conteúdo que eles vêem seja relacionado e adequado a si, ou rapidamente perderão o interesse.
Para acompanhar essa tendência em 2017, gaste tempo a criar conteúdo altamente direcionado que segmente subgrupos únicos de seu público-alvo geral.
É mais vantajoso ter vários vídeos curtos para diferentes segmentos do que ter um vídeo longo onde pretende chegar a toda a gente.
Esta técnica será mais eficaz a longo prazo e vai ajudá-lo a aumentar as conversões de marketing de vídeo.

8. O Tempo é Agora

Para qualquer marca ou negócio que está a pensar a sério numa estratégia de vídeo marketing, o timming é fundamental. Muito provavelmente algum (ou todos) os seus concorrentes já estão a utilizar o vídeo.
Para ser considerado relevante para o seu público-alvo, o conteúdo de vídeo não é mais uma opção, é uma obrigação.