fbpx
image Prémios Meios e Publicidade 2019 conta com parceria Click and Play image Click and Play premiada no International Tourism Film Festival

360º é o futuro do Video Marketing?

Muitas marcas e indústrias estão a virar-se para os vídeos imersivos – realidade virtual e vídeos 360 – numa abordagem mais inovadora e capaz de agarrar a atenção do consumidor na publicidade e em campanhas de marketing.

Mas será o 360 o futuro do Video Marketing? Apesar do Vídeo em 360º já existir há alguns anos, apenas ganhou relevância quando o Facebook e o YouTube aderiram a esta tecnologia de vídeo imersivo, em 2015.

 

Então o que são vídeos 360 e como funcionam?

Esta tecnologia requer múltiplas câmaras, todas a estrategicamente alinhadas e a filmar simultaneamente, para que funcione. As câmaras têm de ter as mesmas configurações para que o stiching seja possível quando se descarregarem as filmagens. Linhas de stiching são as áreas em que as filmagens das várias câmaras se sobrepõem para formar uma imagem contínua esférica de 360º cobrindo toda a realidade.

Assim que todas as filmagens das múltiplas câmaras sejam descarregadas, um vídeo 360 pode ser criado!

Atualmente há câmaras que já incluem as múltiplas câmaras no mesmo dispositivo.

 

Que obstáculos se podem encontrar a gravar em 360?

A falta de material de qualidade é uma das maiores dificuldades para os vídeos 360, uma vez que a qualidade que se espera de um vídeo normal é completamente diferente do que já há disponível para formatos 360.

Para além disso, o filmmaker que gravar em 360, não pode estar perto da câmara, uma vez que sem o posicionamento correto acaba por aparecer nas filmagens.

O set de filmagem é outro factor a levar em consideração, pois enquanto numa filmagem normal o que conta é o que a câmara está a filmar (podendo todo o restante cenário estar um caos). Em 360 tudo tem de estar impecável, porque a câmara vai captar todos os ângulos.

No que toca a gravar em 360, estão em jogo muitos elementos, que devem ser considerados ao pormenor quando o objetivo final é uma filmagem de qualidade profissional.

 

Como é o futuro do Vídeo Marketing para o 360?

À medida que esta tecnologia se torna mais comum, é expectável ver opções com melhor qualidade e cada vez mais negócios a aderir a esta vertente.

A indústria dos eventos recorre aos vídeos 360 de uma forma inovadora, e outras indústrias já começaram a seguir esses passos. Num futuro próximo será possível para utilizadores simularem skydiving, surf ou simplesmente voar diretamente para o espaço através de um vídeo 360. Cada vez mais pessoas irão aprender a gravar, a fazer stitch e apresentar vídeos 360, e a tecnologia irá evoluir e adaptar-se conforme, consequentemente, a oferta aumentará também.

Desde 2015 que o YouTube disponibilizou os carregamentos de vídeos 360 na plataforma, o que imediatamente transformou a experiência dos vídeos imersivos – como nunca antes tinha sido possível. A partir desse momento, marcas podiam oferecer ao seu público uma experiência verídica de como é utilizar os seus produtos ou serviços. No final desse mesmo ano, o Facebook entrou no mesmo jogo, e o video marketing subiu de nível para o 360. Atualmente, toda a gente que tenha um smartphone pode “inclinar e rodar” para conhecer o mundo, sem nunca sair do sofá.

 

Como é que vídeos 360 são benéficos para o seu negócio?

Os meios de comunicação estão constantemente a evoluir, o que antes era um rádio, passou a ser uma televisão, e o que é uma televisão, agora é um smartphone. Apesar de ver um vídeo 360º num smartphone standard ainda pareça estranho, eventualmente será o normal.

Entre os vários benefícios do vídeo 360, aqui, na Click and Play destacamos as seguintes 5 vantagens:

 

1. Um mercado em crescimento

Um estudo levado a cabo pela Business Insider

prevê que o mercado da Realidade Virtual cresça até 81% anualmente desde 2016 até 2024, e que continuaremos a ver um crescimento de vídeos 360 em publicidade.

Pretende fazer uma campanha de publicidade? Um vídeo 360 oferece maiores taxas de conversão e aumento de engagement.

Quem lhe diz isso é a própria Google. Na tentativa de descobrir se um vídeo 360º cria maior engagement do que o vídeo 2D, a Google juntou-se à Columbia Sportswear e lançou duas campanhas, uma de um spot de 60 segundos standard,  e outra gravada e apresentada em 360º em 60 segundos.

No final, o vídeo 360 tinha 46% mais visualizações do que a versão standard, o que prova a sua eficiência.

 

2. Admirável Mundo do Marketing

De forma a manter a relevância de um negócio, é necessário estar a par das novas tendências, especialmente as tendências do Marketing. Ao testar novas plataformas, certifica-se que o seu negócio não fica para trás.

Se um negócio está presente no Facebook, esse negócio cresce à medida que o Facebook também cresce. Assim sendo, ao adoptar uma tendência de marketing ainda recente, quando esta ganhar dimensão, o seu negócio será levado pela mesma onda.

Como foi dito anteriormente, vídeos 360 aumentam as taxas de engagement. Assim, porquê criar textos aborrecidos que ninguém lê, quando pode criar um vídeo 360 interativo? Terá maior interação e maior engagement.

 

3. Mais emoção na sua mensagem

Conteúdo de Realidade Virtual é capaz de provocar mais emoções e durante mais tempo, do que tradicionais vídeos 2D.

Para criadores de conteúdo, o potencial dos vídeos 360 é desmesurável, mas requer uma mudança de pensamento. A Realidade Virtual permite aos espectadores serem participantes, podem olhar e explorar o que estão a ver como bem entendem. Por isso, em vez de se pensar na história frame por frame, os realizadores têm agora de criar o mundo todo que pretendem transmitir.

Desta forma, os vídeos 360 são uma ferramenta poderosa no que toca a criar empatia. Quando o espectador sente que está na ação, têm uma melhor sensação do que está a acontecer – a sua mensagem ganha força.

4. Criar Consumidores leais

Quando negócios e marcas investem em novas tecnologias, pretendem alcançar a atenção do seu consumidor. Este esforço extra garante ao consumidor que estamos a tornar as suas vidas mais fáceis.

Divulgar conteúdo novo e relevante informa o consumidor que está constantemente à procura de novas formas para satisfazer suas necessidades.

 

5. Possibilidades ilimitadas

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Tendo em conta que este provérbio foi inventado na era analógica, atualmente, quantas palavras cabem numa fotografia 360?

O mundo do 360º está sobre nós, e a moldar como gerimos os nossos negócios. Oferecem uma experiência imersiva nos nossos serviços e produtos, enquanto impulsionam engagement, visualizações e consumidores fiéis.

Não perca mais tempo, e peça já o seu orçamento para um vídeo 360.

Conheça mais artigos da Click and Play

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag