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Marketing Digital 2022 – 5 principais tendências

Com a luta cada vez mais feroz pela atenção do consumidor, as marcas estão obrigadas a ser marcantes e incisivas no momento de comunicar. Apesar do ano ainda agora ter começado já há tendências de Marketing Digital para 2022 que não podem ser ignoradas.

A Click and Play Studio preparou-lhe um guia com as 5 principais tendências para este ano.

1- Vídeo como pedra angular de estratégia de Marketing Digital em 2022

Segundo um artigo da Forbes, o vídeo vai substituir os ativos estáticos, como imagens e artigos, e tornar-se a base de todas as campanhas de Marketing Digital de 2022. Cada vez mais as empresas viram-se para as redes sociais e plataformas de streaming de televisão para encontrar novos espaços de divulgação de marcas e novos produtos. Com estes espaços limitados a 15-30 segundos, qual é a melhor forma de fazer passar a sua mensagem? O vídeo.

Para além destes espaços de publicidade poderem dar hipótese às marcas de rapidamente se darem a conhecer, com a inclusão de botões e mensagens personalizadas, há uma oportunidade única de engajar clientes, fazendo call to actions directos, que podem significar conversões a baixo preço e uma forma rápida de gerar receita.

2 – Eventos híbridos como ferramenta de Marketing

Agora os consumidores – e os profissionais de marketing que os procuram – enfrentam dois impulsos conflitantes. Apesar do desejo de voltar a criar eventos físicos, houve uma experimentação e hábito do “facilitismo” e interactividade que os eventos digitais conseguiram trazer, a partir do conforto dos sofás, fazendo com que muitos consumidores e profissionais fiquem felizes em manter este tipo de eventos virtuais. Para atender a ambos os públicos, será necessário criar eventos híbridos. Os eventos presenciais terão uma forte componente digital, e tecnologias como RA e VR podem criar uma experiência envolvente para aqueles que preferem não se aventurar.

3 – O E-mail ganhará ainda mais importância no Marketing Digital de 2022

O email marketing pareceu ser um canal que perderia força com a possibilidade de campanhas cada vez mais direccionadas, em que o cliente é impactado a baixo custo com conteúdo relevante, através de canais como o Google Ads, Facebook Ads ou agora Tik-Tok.

Contudo, há três tendências que contribuíram para o email marketing manter a sua força e, inclusive, poder ainda aumentá-la: personalização, automação e privacidade. Mecanismos como conteúdo de e-mail dinâmico e interativo, AMP para e-mail e novas estratégias de personalização vão ganhar ainda mais importância no Marketing Digital de empresas em 2022.

Estima-se que o email marketing tenha crescido cerca de 20% desde 2019, havendo a perspectiva que cerca de 40% das empresas aumentem o investimento nesta ferramenta em 2022.

4 – Os loyalty programs vão perder força

Os loyalty programs cada vez mais tendem a migrar para soluções como a subscrição. O sentido de comunidade é algo que sempre fez perto da nossa maneira de agir e pensar em sociedade, mesmo que pago. E não é por isso estranho que tal esteja também a acontecer com serviços que oferecem esta solução, criando verdadeiras comunidades à volta dos seus produtos e serviços.

Algo que contrasta em larga escala com os loyalty programs, em que não há qualquer fidelização e ligação à marca, apenas uma bonificação pela lealdade ao serviço/produto. Os profissionais de marketing perceberam isso e, embora os programas de lealdade possam oferecer valor aos consumidores, eles não são atraentes por conta própria.

Em 2022, as marcas transformarão os programas de fidelidade em subscrições. E, ao contrário dos programas de fidelidade que os clientes hesitam em participar, estes programas serão tão atraentes que os clientes pagarão para participar. As marcas adotarão este modelo e agregarão valor através de benefícios, como acesso exclusivo a produtos, entregas grátis e eventos offline.

5 – Storytelling vai separar as grandes das pequenas marcas

A narrativa digital separa os amadores dos profissionais.

Mas muitas empresas ainda tentam compreender a melhor forma de incorporar esta arma na sua estratégia. E por vezes, por muito forte e impactante que sejam os seus conteúdos, faltam a necessária “alma” que os torna soberbos e marcantes para o consumidor.

Muitas empresas ainda estão criando conteúdos através de histórias sobre si mesmas versus como os clientes podem obter sucesso com a ajuda dos produtos e serviços da empresa. Contudo, o segredo está em criar ligação e em fazer o cliente se identificar de alguma forma com a marca e a história a ser contada. Conteúdo por conteúdo será facilmente esquecido, e ineficaz.

Descubra como aplicar no seu negócio

Na Click and Play acreditamos que os consumidores tornar-se-ão mais exigentes e necessitarão mais do que nunca de ajuda e respostas. É por isso necessário começar a adaptar métodos alternativos de publicidade: experimentar, avaliar e verificar se eles funcionam.

Pode contar connosco para ajudá-lo a criar conteúdo único e apelativo que conquiste o seu consumidor ideal. Capitalizando a sua marca, garantindo mais vendas e um aumento de visitas ao seu site e redes sociais!

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