image Aumentar vendas: 4 dicas para promover o seu negócio com o vídeo image 3 razões porque deve apostar no TikTok Marketing

A importância do Vídeo para as Empresas: Saiba como aplicar ao seu negócio

O consumo de conteúdo audiovisual disparou nos últimos dois anos, mostrando que o vídeo deve ser a grande aposta das empresas para a sua estratégia de marketing. Um estudo da HubSpot mostra que quatro dos seis canais mais populares para consumo de vídeo são redes sociais, o que representa quase dois terços de todas as visualizações globais, apenas em dispositivos móveis.

O vídeo marketing já existe há algum tempo e está cada vez mais em voga! Explicamos-lhe neste guia o que é, e como pode construir, hoje, uma estratégia de vídeo para a sua empresa.

Porque é que o vídeo marketing é importante para as empresas?

A nossa mudança de comportamento como consumidores, sobretudo pelas horas passadas em redes sociais, fez com que até plataformas que antes não eram “focadas em vídeo” se tenham transformado para se adaptar a esta realidade. Mas mais do que tentar convencê-lo com palavras, nada como apresentar números:

  • 82% do tráfego da Internet em breve será de vídeos (Cisco);
  • 62% mais pessoas tendem a comprar produtos ou serviços se assistirem a um vídeo de marca sobre ele primeiro (Google);
  • O YouTube é um dos sites mais populares do planeta, com mais de 2 bilhões de visualizações de vídeo por dia e 1,5 milhão de novos usuários por mês;
  • 60% dos utilizadores do Facebook assistem pelo menos uma vez por dia a vídeos;
  • O YouTube é o segundo site com mais visualizações, logo atrás do Google, batendo inclusive o Facebook.

Qual são os principais tipos de formatos de vídeos para empresas?

Vídeos tutoriais

Este tipo de vídeos educam, fornecem respostas e instruções para ajudar o utilizador a resolver o seu problema. Podendo igualmente ser usados como forma de ensinar novas informações sobre uma empresa, marca ou produto.

Logo, quando estiver a criar o vídeo para a sua empresa pense primeiro no objectivo. Será um “Como fazer” ou mais como um depoimento? O importante é que defina o que quer transmitir e que use materiais visuais e um guião quando estiver a gravar a sua aula para que o discurso saia natural e os seus espectadores possam acompanhar com facilidade e se sintam engajados!

Vídeos Instagram

O Instagram, através dos stories ou reels, pode ajudar a gerar leads, melhorar a percepção do cliente das marcas e a vender produtos.

Nesta rede social não há intervalos comerciais agressivos, sendo que a publicidade é apenas entre 15 e 30 segundos! Como tal, com criatividade, as marcas são capazes de se promover neste mundo digital seja de forma orgânica ou paga, aproveitando esse pequeno espaço comercial entre os scrolls dos utilizadores. De acordo com um estudo recente, 72% das pessoas preferem aprender sobre produtos e marcas assistindo a vídeos. Sendo que a pesquisa do Quinty mostra que os vídeos do Instagram recebem 21% mais interações do que fotos!

O Instagram oferece uma plataforma perfeita para enviar qualquer tipo de conteúdo, desde vídeos sobre a história da marca e campanhas publicitárias a sessões de brainstorming de escritório ou dicas / truques! As possibilidades são infinitas quando compartilhar seu trabalho é tão importante quanto fazê-lo bem.

Uma maneira de obter mais clientes é com hashtags: sempre que usar uma, ela aparecerá quando outros utilizadores pesquisarem por essas palavras ou tópicos. Pode também mencionar influencers ou especialistas relevantes da sua área, para que possa atrair os seus seguidores também!

Além disso, o uso de publicidade não só oferece taxas de cliques 40% mais altas do que qualquer outra promoção paga, garantindo que os espectadores têm uma experiência autêntica, encontrando conteúdo que lhes interessa.

Vlogs

Um vlog é um videoblog que permite estabelecer a voz da sua marca exclusiva e proporcionar uma experiência envolvente. Os vlogs são um dos melhores formatos para falar sobre cultura empresarial, pelo que são excelentes quer como introdução quer como divulgação de conteúdos ou rúbricas. A melhor parte é que não precisa de grandes “produções”, o seu smartphone pode atender a essas necessidades!

Um vlog pode aprimorar o seu “branding”, ajudá-lo a construir um forte relacionamento baseado em confiança com o seu público, dando aos espectadores uma visão interna da cultura da empresa. Pode, por exemplo, fazer um tour pelo escritório para compartilhar como é trabalhar lá um dia e responder às perguntas dos membros da equipa ou fazer sessões de perguntas e respostas.

Vídeos de storytelling

Vídeos de storytelling são uma ótima maneira de mostrar ao seu público o que eles ganharão se comprarem o seu produto ou serviço. Estes vídeos mostram uma faceta mais humana ou divertida e apelam à emoção.

A taxa de sucesso para vídeos no Facebook é 10 vezes maior do que a de texto e há 80% de probabilidade de serem partilhados com outras pessoas! Seja promovendo um evento ou marca, há muitas maneiras diferentes em que os profissionais de marketing podem usar o marketing de conteúdo de vídeo como parte da estratégia das suas empresas.

Vídeos de eventos

Há muitas maneiras de deixar as pessoas entusiasmadas com eventos. Para além de pode fazer live stream do mesmo, pode também fazer um vídeo mostrando os destaques do mesmo e promovendo-os em redes como Facebook, Instagram ou Twitter. Outra ideia seria postar vídeos que detalhem o programa da conferência, painéis ou apresentações dos oradores ​​que compareceram (ou já compareceram) nos anos anteriores.

Posteriormente, pode partilhar essas informações com um boletim informativo por e-mail, com antecedência, para que os participantes possam inscrever-se para essas sessões com antecedência. Enquanto ainda se lembram da agenda e temas!

Como fazer um vídeo para empresas

1 – Planeie o seu vídeo

O processo começa por descrever a razão do vídeo antes de dar qualquer passo adiante na produção, para que todas as decisões tomadas apontem para o propósito pretendido.

A única maneira de criar vídeos de sucesso é primeiro criar metas claras.

2 – Faça um script do seu vídeo

 Um vídeo é uma forma de comunicação e, como todas as formas de comunicação, deve ter um script.

Um bom guião não é importante apenas porque nos ajuda a entender o que vemos na tela. Um roteiro bem escrito também evita confusão entre os espectadores: eles sabem exatamente quem está falar. Não têm de adivinhar com base na ação à sua frente ou no som da sua voz.

3 – Alugue material e um estúdio

Pode alugar o material e o estúdio ou contactar uma empresa de vídeo profissional para ajudá-lo na produção.

4- Encontre a pessoa certa para falar no vídeo

Não tem atores na sua empresa? O que interessa é a mensagem, e como é dita. O ideal é encontrar alguém na empresa que esteja por dentro do produto. Assim, pode confiar nessa pessoa e ajudá-la a tornar-se um talento à frente da câmara.

5 – Pense na edição

Tente encontrar alguém que tenha conhecimentos em edição, ou idealmente, contrate um profissional para ajudá-lo.

Descubra como aplicar no seu negócio

O seu cliente apesar de ter mais do que nunca informação e alternativas, procura uma relação a longo prazo. O consumidor quer ter confiança nas marcas, e se estas o alimentarem com conteúdo e produto que lhe interesse, ele manter-se-á fiel. Uma estratégia eficaz de vídeo para empresas aumenta o alcance da sua marca e coloca-o mais próximo de chegar ao seu cliente ideal!

Pode contar com a Click and Play para criação dos seus vídeos profissionais. Capitalizando a sua marca, garantindo mais vendas e um aumento de visitas ao seu site e redes sociais!

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag