image Vídeo Corporativo – Lutecia Smart Design Hotel – 50 Anos image Continuamos a Produzir Vídeos!

Aprenda em casa: formação online e os vídeos tutoriais

A revolução da tecnologia não só transformou a forma como comunicamos, mas também a forma como ensinamos e consequentemente aprendemos.

Uma das melhores formas que nos ajuda a crescer no mundo dos negócios é fornecer formação dentro das empresas para que os colaboradores estejam continuamente a aprender, quer tenha um formador no local, ou tenha criado um sistema de formação com quem esteja disponível para ensinar os mais recentes colaboradores. Mesmo que seja o processo que sempre utilizou, será que esse é o melhor? 

Algumas empresas já começam a afastar-se dos métodos retrógrados de formação, e viram-se para sistema de e-Learning com atualizações online, que englobam práticas de formação em formato multimédia.

Um desses formatos multimédia é o vídeo, e o impacto deste tipo de conteúdo é inegável. Enquanto colaboradores de uma empresa, as pessoas preferem vídeos tutoriais a qualquer outro método de aprendizagem. 

Os vídeos são ferramentas úteis, interessantes e divertidos – já para não referir que são muito mais memoráveis do que uma simples apresentação de powerpoint dada por um formador aborrecido.

 

A Click and Play não fica alheia aos avanços tecnológicos (e também de mentalidades!!), e partilha agora três razões pelas quais deve apostar em vídeos tutoriais que podem ser assistidos de qualquer lado:

1. Formação online poupa tempo

Está ocupado. Os seus colaboradores estão ocupados. Toda a gente está ocupado e sem tempo.

Estar continuamente a tentar encaixar formações no já completo horário dos seus colaboradores é receita certa para estudantes desmotivados em aprender, que tentam apressar as aulas o máximo possível.

Encontrar a altura e o tempo certo para oferecer formações, seja para dar continuidade dos colaboradores da empresa ou para novos colaboradores que acabaram de chegar, é sempre um desafio. Apesar de tudo, tem outras responsabilidades que estão a ser “negligenciadas” e postas de parte enquanto está a dar as formações nesses dias.

Formações online através de vídeos tutoriais, permite aos formandos criarem o seu próprio horário e fazerem as aulas consoante a sua disponibilidade, sem deixar nada pendente. Desta forma, também os formadores que pertencem à organização já não precisam de encontrar uma altura correta que encaixe com todos os seus formandos. Em vez disso, determine apenas uma data limite para todos os vídeos estarem vistos.

Desta forma, todos poderão aprender ao seu ritmo e repetir o vídeo sempre que não entenderem algo completamente.

 

2. Formação online poupa dinheiro

As organizações poupam dinheiro com formações online, sem descuidar a qualidade da formação. É possível criar um programa de formação online mais eficaz do que o que está a utilizar neste momento, com apenas vídeos tutoriais.

Como é que a formação online reduz tão drasticamente os custos?

Em primeiro lugar, é preciso ter em consideração o custo de deslocações, aluguer de espaço de formação, e o custo dos materiais impressos, a partir daí o dinheiro vai sempre a somar.

Permitir que os seus colaboradores aprendam e pratiquem os conhecimentos necessários para a sua função quando lhes é mais conveniente, não só ajuda a poupar dinheiro, como mostra a sua equipa que valoriza o tempo deles.

 

3. Ensinar online

Estudantes e formandos de todas as idades aprendem consoante o seu próprio método, desenvolvido por eles próprios – alguns são mais visuais, enquanto outros preferem um estilo de ensino mais auditivo.

O treino online recorre a diferentes métodos de ensino de forma a garantir o melhor desempenho dos formandos. Ao combinar o vídeo e outros tipos de conteúdo multimédia com aspetos interativos, o ensino online fica muito à frente do ensino presencial no que toca a atingir objetivos.

Conheça mais artigos da Click and Play

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag