image 3 razões porque deve ter um vídeo corporativo image Vídeo Corporativo: Os 5 elementos essenciais

Vídeo Marketing: Tudo o que precisa saber

O vídeo pode mudar a sua marca

Sabia que um vídeo no seu site pode aumentar as suas conversões até 80%? A importância do vídeo marketing não é um assunto novo, o que mudou foi o facto de se ter tornado fundamental para todas as plataformas e canais das empresas, especialmente redes sociais!

A Click and Play apresenta-lhe um guia que lhe explica tudo o que precisa de saber sobre esta ferramenta e como aplicá-la ao seu negócio.

Os quatro principais tipos de Vídeo Marketing

O vídeo é uma ferramenta versátil durante a jornada de compra do cliente e pode fazer muito mais do que aumentar o engagement. Permitindo recolher informação que ajudará as empresas a qualificar e prioritizar quais as leads mais interessantes e criar uma estratégia para aqueles que não responderam ou interagiram com a campanha.

Contudo, e antes de mais, é necessário escolher que tipo de vídeo melhor se adequa ao que a marca quer transmitir e qual a melhor forma de conseguir que essa mensagem chegue ao cliente.

1 Vídeos Demo

Estes vídeos de demonstração tem como objectivo apresentar o seu produto ou serviço (e as suas respectivas características) em poucos segundos.

2 Vídeos Corporativos

Os vídeos corporativos visam dar a conhecer uma marca, os seus valores e colaboradores. O grande objectivo destas produções é mostrar um lado mais humano das empresas, ao mesmo tempo que dão a conhecer os negócios ao público.

3 Motion Graphics (ou vídeos animados)

Esta é uma forma mais simples, e ao mesmo tempo impactante, de mostrar como funciona um produto ou serviço, à partida mais abstracto. O facto de ser animado simplifica ao olhar e torna a mensagem mais compreensível.

4 Livestreaming (vídeos live)

O live stream permite aos espectadores vivenciar um evento e estar mais próximo das marcas/oradores, através de uma perspectiva quase de bastidores, tendo muitas vezes a hipótese inclusive de interagir através de perguntas em directo ou questionários. É uma das formas de conteúdo vídeo mais vistas na actualidade.

Como preparar a sua estratégia de Vídeo Marketing

Defina o seu público

Saber para quem é que está a comunicar é a chave para uma campanha de sucesso. Definir o seu público-alvo ajuda a entender não só a sua estratégia de comunicação, mas igualmente perceber o tipo de conteúdo em que estarão interessados.

Uma maneira útil de segmentar o seu público é criar uma ou várias personas dos seu cliente ideal. A persona será o cliente que melhor se adequa ao seu produto. O tipo de pessoa que obterá o máximo proveito de seu produto ou serviço, e que idealmente se poderá tornar um embaixador da marca através da satisfação na sua utilização.

Defina a sua mensagem

Neste momento, e antes de pensar no vídeo marketing, tem de pensar como é que melhor se pode adaptar as características dos seus clientes. Esta é altura de pensar no conteúdo da sua mensagem e na própria voz da sua empresa. Devem portanto surgir questões como as seguintes: “devo falar na 1ª pessoa”, “devo ter um discurso corporativo ou mais descontraído?”, “a que horas devo publicar os meus conteúdos?”. Após definir estas questões, deve perceber como medir o resultado das suas campanhas, através da definição de objectivos (número de clicks no seu vídeo, likes, partilhas, comentários…).

Criação do seu vídeo

Aqui o planeamento ganha outra importância. O vídeo é a concretização de todos os passos definidos anteriormente, logo será através dele que toda a sua estratégia ganhará um claro propósito. Será após a visualização deste vídeo que o cliente tomará uma decisão, logo o seu objectivo deve ser guiá-lo para a decisão que mais interessa os seus propósitos.

Para uma eficaz concretização da sua estratégia de vídeo marketing deve:

  • Planear os seu vídeo (objectivo, budget)
  • Escrever o guião (o que é que é quer que apareça? Como? Com que voz?)
  • Contratar uma empresa para ter uma produção profissional (para que se foque unicamente no conteúdo das suas campanhas e conseguir os melhores resultados a nível visual)

Descubra como aplicar no seu negócio

O Vídeo Marketing pode ser extremamente eficaz quando existe uma estratégia bem construída para optimizá-lo. Contudo, por vezes um mau planeamento ou má execução de alguns destes passos pode se revelar dispendioso e toda a sua campanha se torna ineficaz.

A boa notícia é que estamos cá para ajudá-lo. Oferecendo-lhe soluções personalizadas para satisfazer as necessidades do seu negócio!

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag