fbpx
image Vídeo Corporativo – Teleperformance – LEAP Program image Filme “O Lugar Onde Se ReEncontram – Vila Galé Hotéis” nomeado para prémio de melhor filme de turismo nacional

Vídeo promocional: quanto tempo deve ter?

Uma pergunta que os nossos clientes nos fazem recorrentemente é quanto tempo deve ter um vídeo promocional. O que muitas vezes se torna difícil de medir.

Enquanto empresa ou marca, não vai querer que o seja vídeo seja tão pequeno que não consegue transmitir a sua mensagem, nem demasiado comprido, aborrecendo o seu potencial consumidor, que acaba por desistir de ver o vídeo.

É possível encontrar muitos conselhos online sobre o assunto, mas esta é a nossa opinião sobre o assunto.

Onde publica o seu vídeo importa

Onde vai mostrar o seu vídeo é muito importante no que toca a escolher o tamanho do mesmo.

Se estiver a pensar mostrá-lo numa conferência ou fórum, poderá arriscar num vídeo mais longo. Isto porque normalmente, a sua audiência vai estar mais receptiva a aprender e a ouvir o que tem para dizer sobre determinado assunto.

No caso das redes sociais, o vídeo ganha muito em ser mais curto e dinâmico. Online há muitas distrações para a sua audiência, por isso vai querer manter o seu vídeo curto para não perder a atenção do seu cliente.

No website da sua marca, pode também fazer vídeos mais longos, mas isso também não quer dizer que deve.

Leve em conta os tipos de vídeos

O género de vídeo que está a pensar fazer também tem um peso importante no que toca ao tempo que deve ter o seu vídeo promocional.

Se quiser um vídeo promocional criativo e dinâmico, desenhado para que a sua audiência descubra mais sobre o seu produto, vai querer que o seu vídeo seja curto e direto ao assunto – entre 15 a 30 segundos. Tudo o que vá além desta duração é arriscado, na medida em que corre o risco se perder no enredo e o seu espectador antes do fim do vídeo.

Por outro lado, se o seu objetivo for criar uma história emocionante que envolva a sua audiência, poderá optar por vídeos mais longos – até 1 minuto e meio.

Outra opção para os seus vídeos promocionais são os vídeos de reviews, onde tem um utilizador a falar do seu produto ou serviço. A sua audiência estará a ver o seu vídeo e considerar se compra ou o contrata, neste sentido, os vídeos poderão ser um pouco mais compridos. Pode elevar o seu vídeo ao nível seguinte, se tiver várias pessoas a falar sobre o seu negócio, mas 1 ou 2 minutos será o tempo ideal para tal.

Vídeos tutoriais também podem funcionar muito bem, tendo em conta o seu setor e se o seu público alvo gosta de utilizar o seu tempo para ver vídeos deste género. Como vídeo promocional, pode funcionar muito bem, porém tem de manter sempre em consideração o que pretende alcançar com o seu vídeo e a quem se estará a dirigir.

O Comportamento do Público-Alvo Conta

Quando considerar a duração do seu vídeo, deverá ter sempre considerar uma pergunta: Para Quem é Este Vídeo?

Audiências mais jovens podem ter um período de atenção (attention span) mais reduzido do que audiências mais velhas, e diferentes sectores podem beneficiar de certos tipos de vídeo. Se o seu público-alvo está presente no Facebook, então isso vai ditar o tipo de vídeo que pretende, se calhar até pode arriscar um vídeo mais longo. No Instagram e no Twitter, os seus vídeos devem ser muito mais curtos.

Thumbnail

Um aspeto importante que muitas vezes é ignorado pelas marcas, é o thumbnail do vídeo. O thumbnail é a cara do vídeo, a fotografia que aparece em primeiro lugar como forma de identificar o vídeo. E pode ser um fator de exclusão na hora de ver um vídeo.

thumbnail deve ser uma imagem autoexplicativa, o espectador tem de olhar e conseguir perceber o tema do vídeo. É importante manter em mente que esta fotografia aparece, normalmente, muito pequena, por isso também não pode mostrar grandes detalhes, ou fica confusa.

Este é um ponto que se deve ter em consideração, antes de lançar o vídeo.

O Que Quer Dizer

Por último, mas não menos importante, o que quer transmitir com o seu vídeo? Está a contar uma história ou quer ser mais direto? O que é que a sua audiência está à espera ao ver o seu vídeo? Só depois de conseguir responder a estas perguntas é que vai conseguir fazer um vídeo à sua medida.

Agora a sério, quanto tempo deve ter um vídeo promocional?

O seu vídeo deve ser o mais curto possível, de modo a passar a sua mensagem e não correr o risco de aborrecer a sua audiência. Aqui na Click and Play, acreditamos que o tempo ideal corresponde aos 2 minutos. Quanto mais tempo durar o seu vídeo, mais provável é as pessoas desistirem a meio. Mas esta também não é uma regra linear e rigorosa. O tempo do seu vídeo também vai depender do estilo de vídeo mais indicado para o seu negócio.

Se este artigo lhe pareceu vago, é porque cumpriu o seu objetivo. Ao programar o processo de pré-produção do seu vídeo deverá considerar o tempo/duração do seu vídeo, e é importante ter consciência dos diferentes fatores que a influenciam.

Por estas razões, a Click and Play tem uma equipa experiente e disponível para responder a todas dúvidas que tiver e ajudá-lo a levar o seu marketing a outro nível.

Fale ainda hoje com a nossa equipa e peça um orçamento.

Conheça mais artigos da Click and Play

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag