fbpx
image Click and Play estabelece parceria com FuckUp Nights image Vídeo Eventos – Teleperformance For Fun Festival 2019

Vídeos Tutoriais: explicar de forma rápida e eficaz

Sabia que num vídeo tutorial de 1 min aprende o mesmo que a ler um documento que demoraria 2 horas?

Esta é a grande vantagem de ter tutoriais em vídeo – explicar de forma rápida e eficaz.

Para que serve um vídeo tutorial?

Se quer expandir o seu negócio e destacar os seus produtos da concorrência, não poderá ignorar a força de um vídeo tutorial.

Já experimentou usar um produto novo sem ler o manual de instruções? Não é um processo divertido, pois não?

Vídeos tutoriais de produtos vêm para solucionar o seu problema e quebrar barreiras entre a empresa e o consumidor final. Com este método, pode mostrar aos seus possíveis consumidores o valor real do produto, uma vez que mostra exatamente o que está a vender.

No entanto, se o tutorial for demasiado comprido, complicado, ou se parecer com algo que o seu consumidor não necessita, ele pode acabar por desistir por completo da compra. E isso não é uma boa estratégia de venda para ninguém.

No final do dia, o importante não é conseguir o cliente, mas manter o cliente.

O que é que isto significa?

Criar um tutorial do seu produto/serviço que torna o processo de adesão fácil, e crie vontade no seu consumidor de continuar a usar.

 

5 razões em como deve ter um vídeo tutorial:

1 – 30% das pesquisas no YouTube são por vídeos “How To” 

É verdade, um terço das pesquisas no YouTube são sobre “Como fazer isto” ou “Como criar aquilo”. E este número de pesquisas está a aumentar drasticamente todos os anos. Que tutorial pode divulgar online que mostre aos seus consumidores os seus produtos ou serviços? Pode ser uma simples explicação de como se monta determinado equipamento, como utilizar uma aplicação, ou simplesmente mostrar as especificidades do seu produto mostrando como é superior ao da concorrência.

 

2 – Vídeos tutoriais poupam chamadas e emails para a assistência técnica 

Quando tem um produto ou serviço que não assim tão intuitivo, é normal que o seu consumidor encontre dificuldades ao utilizá-lo. E quando isso acontece, vai encher-lhe a cabeça com problemas técnicos que podem ser resolvidos por uma simples explicação num vídeo.

Um vídeo tutorial deve explicar de forma simples e eficaz tudo sobre o seu produto ou serviço. Isto significa que todas as chamadas e emails para a assistência técnica que esteve este tempo todo a receber, podem finalmente dar-lhe descanso e acabar.

 

3 – Vídeo – o melhor de dois mundos

Tem livros de instruções ou manuais muito extensos? Se calhar há uma razão para os seus clientes não lerem a sua documentação de suporte técnico.

Instruções com texto denso, mesmo tendo imagens, raramente são lidas com muita atenção. É tão mais fácil ver um vídeo de 3 minutos que tanto mostra todo o processo de utilização, como também tem um instrutor que acompanha passo-a-passo o que o utilizador tem de fazer.

Para além disso, ao disponibilizar este tipo de conteúdo online, vai permitir que os seus vídeos se tornem virais dentro da área e sejam vistos por todas as pessoas que utilizem esse tipo de produtos. E é melhor serem os seus vídeos a serem vistos por muitas pessoas, do que os vídeos da sua concorrência, certo?

4 – O público prefere ver ao invés de ler 

Atualmente, as pessoas distraem-se com muito mais facilidade e preferem ver vídeos, a ler texto. O tempo de concentração de um indivíduo adulto varia entre 7 e 14 minutos, o que mostra como um vídeo de 2-4 minutos é uma forte ferramenta a despertar a atenção do consumidor.

A questão é: como é que vai transformar os extensos manuais de instruções em vários pequenos vídeos que vão ajudar o seu consumidor?

 

5 – Vídeo constrói confiança 

É comum dizer-se que as pessoas fazem negócio com aqueles que conhecem, gostam e confiam.

Neste momento, o vídeo é uma forma fácil e criativa de mostrar os seus produtos, os seus serviços e a sua empresa. Através de um vídeo tutorial ganha mais rapidamente a confiança do seu consumidor e mostra-lhe que o quer ajudar em tudo o que for possível. Estudos recentes comprovam que os consumidores estão mais predispostos a fazer uma compra, depois de ver um vídeo tutorial do produto.

Se quer ganhar a confiança do seu potencial consumidor rápido, faça vídeos tutoriais.

Criar vídeos tutoriais para o seu negócio vai ajudar os seus atuais consumidores, e atrair facilmente potenciais consumidores. Estes vídeos tornam a sua vida mais fácil, poupam-lhe dinheiro e ajudam a ganhar dinheiro ao angariar novos consumidores. Ainda não está convencido com o poder dos vídeos tutoriais?

Peça já o orçamento para o seu vídeo tutorial!

Conheça mais artigos da Click and Play

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category
  • By Tag